Total de visualizações de página

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Uma idéia toda azul

Um dia o rei teve uma idéia. Era a primeira da vida toda e, tão maravilhado ficou com aquela idéia azul, que não quis saber de contar aos ministros. Desceu com ela para o jardim, correu com ela nos gramados, brincou com ela de esconder entre outros pensamentos, encontrando-a sempre com alegria, linda idéia dele toda azul.
Brincaram até o rei adormecer encostado numa árvore.
Foi acordar tateando a coroa e procurando a idéia, para perceber o perigo. Sozinha no seu sono, solta e tão bonita, a idéia poderia ter chamado a atenção de alguém. Bastaria esse alguém pegá-la e levá-la. É tão fácil roubar uma idéia! Quem jamais saberia que já tinha dono?
Com a idéia escondida debaixo do manto, o rei voltou para o castelo. Esperou a noite. Quando todos os olhos se fecharam, ele saiu dos seus aposentos, atravessou salões, desceu escadas, subiu degraus, até chegar ao corredor das salas do tempo. Portas fechadas e o silêncio. Que sala escolher?
Diante de cada porta o rei parava, pensava e seguia adiante. Até chegar à sala do sono. Abriu. Na sala acolchoada, os pés do rei afundavam até o tornozelo, o olhar se embaraçava em gases, cortinas e véus pendurados como teias. Sala de quase escuro, sempre igual. O rei deitou a idéia adormecida na cama de marfim, baixou o cortinado, saiu e trancou a porta.
A chave prendeu no pescoço em grossa corrente. E nunca mais mexeu nela.
O tempo correu seus anos. Idéias o rei não teve mais, nem sentiu falta, tão ocupado estava em governar. Envelhecia sem perceber, diante dos educados espelhos reais que mentiam a verdade. Apenas sentia-se mais triste e mais só, sem que nunca mais tivesse tido vontade de brincar nos jardins.
Só os ministros viam a velhice do rei. Quando a cabeça ficou toda branca, disseram-lhe que já podia descansar, e o libertaram do manto.
Posta a coroa sobre a almofada, o rei logo levou a mão à corrente.
Ninguém mais se ocupa de mim – dizia, atravessando salões, descendo escadas a caminho da sala do tempo. Ninguém mais me olha – dizia. Agora, posso buscar minha linda idéia e guardá-la só para mim.
Abriu a porta, levantou o cortinado.
Na cama de marfim, a idéia dormia azul como naquele dia.
Como naquele dia, jovem, tão jovem, uma idéia menina. E linda. Mas o rei não era mais o rei daquele dia. Entre ele e a idéia estava todo o tempo passado lá fora, o tempo todo parado na sala do sono. Seus olhos não viam na idéia a mesma graça. Brincar não queria, nem rir. Que fazer com ela? Nunca mais saberiam estar juntos como naquele dia.
Sentado na beira da cama o rei chorou suas duas últimas lágrimas, as que tinha guardado para a maior tristeza.
Depois, baixou o cortinado e, deixando a idéia adormecida, fechou para sempre a porta.
Marina Colasanti

8 comentários:

SARAH MARIA disse...

essa história me chamou muita atenção pois me fez ver que eu tenho que valorizar as minhas ideias e as compartilhar com meus amigos,pois se não elas irão envelhecer e morrer.

Beatriz Cortesi Mingorance disse...

eu gostei deste texto por que nos ensina que sempre devemos compartilhar nossas ideias antes que seja tarde de mais.
comentario feito pela aluna beatriz

Kaitoo disse...

parabens prof que eu tenho q valorizar as coisas

luis otavio tidei disse...

eu tenho que valorizar as coisas e contar ela aos amigos para que elas não morram....

Unknown disse...

A tese é que devemos compartilhar as nossas ideias com as pessoas (amigos) antes que elas morram !!

bryan disse...

gostei dessa historia por que ela fala de um rei que um dia teve uma ideia e guardou ela so para ele

Unknown disse...

Essa história conta sobre um rei que teve uma ideia que poderia mudar o seu reino, mas não se encorajou de leva-la adiante, por isso escondeu-a, sem conta-la para ninguém. Ele se arrependeu, mas quando decidiu e viu que essa ideia poderia ter mudado o seu reino, já era tarde demais.
-Por isso é sempre bom compartilhar nossas ideias,pois elas podem mudar algo, antes que elas morram e seja tarde demais.

bryan disse...

gostei desse texto por que ele fala de um rei que um dia teve uma ideia e nao quiz compartilhar com niguem e esse texto encina que devemos compartilhar nossa ideas

Seguidores

Arquivo do blog